Hospital Galileu encerra festividades do Círio com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Fé e devoção marcaram a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, nesta segunda-feira (04). Pacientes, acompanhantes e colaboradores participaram da solenidade, percorrendo as enfermarias e UTI da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Para o seminarista Humberto Alves, que conduziu a celebração, a homenagem foi ainda mais especial. Há alguns meses, ele precisou passar por uma cirurgia em uma das mãos e ficou internado no HPEG e, desde então, vem fazendo visitas religiosas nas enfermarias do hospital. “Fazer as visitas aqui já é muito gratificante, mas quando você celebra com a Imagem de Nazaré é inexplicável. Não sei explicar todo o carinho, emoção, felicidade e amor que ela transmite. Sou grato ao Hospital Galileu pela oportunidade”, conta, emocionado.

A paciente Tereza Lira estava aguardando sua vez na consulta quando soube que a Imagem Peregrina visitaria o hospital. Emocionada, ela conta que a surpresa foi grande. “Desde quando sofri meu acidente acompanho o Círio, mas este ano não consegui. Quando eu vi que ela estaria aqui hoje, não controlei a emoção pois eu sei que ela está abençoando meu tratamento”, revela Tereza, que sofreu um acidente de moto há oito anos e, desde então, vem batalhado para sua recuperação.

Todos os anos, a unidade hospitalar proporciona aos seus usuários e colaboradores a oportunidade de vivenciar o momento de fé e alegria com a visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A Diretora Hospitalar, Stéphanie Valdívia, ressalta a importância do ato para os usuários internados. “É a fé dentro da nossa casa abençoando o tratamento de todos e proporcionando esperança”.

Sobre o HPEG

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensora gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.