Tomaram posse neste mês, os novos membros da Comissão de Ética Médica do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A solenidade foi realizada na última terça-feira (15), no plenário da Sede do Conselho Regional de Medicina do Pará, em Belém. Com a presença de representantes do Órgão e da Coordenação das Comissões no Pará, a equipe passou por um treinamento e recebeu o certificado que homologa a eleição.
“A Comissão de Ética Médica atua como uma extensão representativa do Conselho Regional de Medicina dentro de nossa instituição. Temos como objetivo o zelo pela prestação do atendimento médico de qualidade e nos preceitos éticos preconizados pelo Conselho Federal de Medicina”, explica a Médica e presidente da Comissão, Nonata Trévia.
A atuação da Comissão de Ética Médica está prevista em lei e foi instituída conforme resolução nº 1.157/2002 do Conselho Federal de Medicina, e tem como princípio fiscalizar e garantir o desempenho ético dos médicos dentro das instituições. Ou seja, ela irá identificar qualquer infração e, após uma análise interna, fará o encaminhamento ao conselho responsável.
“As comissões representam um posto avançado do Conselho Regional de Medicina, com a função de estimular boas práticas da ética médica e promover discussões a respeito da ética, qualidade e atenção médica dentro das instituições. Elas têm uma grande importância na difusão das boas práticas médicas e deverão encaminhar possíveis infrações ao CRM para análise”, esclarece a Coordenadora das Comissões de Ética Médica do Pará, Maria do Carmo Lobato.
A definição dos membros do Conselho ocorreu no último mês de maio em eleições realizadas entre o corpo clínico da instituição. Foram eleitos representantes nas funções de presidente, secretário, membros efetivos e suplentes. Todos irão atuar, diretamente, no processo ético-profissional do HPEG.
Comissão de Ética Médica
Os membros eleitos da Comissão de Ética Médica do Hospital Galileu são: Notana Lúcia Trévia da Silvia; Marco Antônio Leão Damasceno; Marco Túlio Martins Malheiros; Ana Carolina Naiff Rodrigues; Bruna Tereza Silva dos Santos e Larissa Von Grapp.
Sobre o HPEG
O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensora gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.