Hospital Galileu abre inscrições para nova edição do curso de Cuidador de Idoso

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), inicia na próxima segunda-feira (7/10), as inscrições para a 9º turma do seu Curso de Cuidador de Idoso. O período para se inscrever será entre os dias 7 e 9 de outubro, exclusivamente por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbQwfyvraFQW2dk4uMpROiymnyYKL6eh9rV9nxB8scqfMCGg/viewform?vc=0&c=0&w=1

A 9ª edição do curso acontecerá entre os dias 4 e 15 de novembro de 2019, no auditório da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. O HPEG realiza o Curso de Cuidador de Idoso desde janeiro de 2017 com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado de trabalho ou, até mesmo, suprir a necessidade de cuidados com algum familiar idoso ou pessoa próxima. No total, o curso já formou mais de 200 profissionais.

Com um conteúdo programático ministrado por profissionais da unidade, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e farmacêuticos, a ideia do curso é a formação de um profissional completo com conhecimentos sobre ética, direitos do idoso, acessibilidade e prevenção de quedas, além de cuidados com medicamentos, e outros.

O curso é gratuito e com vagas limitadas, realizado em conformidade com a resolução CD/FND nº 4, de 16 de março de 2012, que exige como requisitos idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. São públicos prioritários: estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e estudantes que tenham cursado o ensino completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, desde que na condição de bolsista integral. Vale ressaltar que só serão aceitas as inscrições realizadas no período mencionado.

Sobre o HPEG
O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.