Hospital Galileu encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Equilíbrio e bem-estar no ambiente de trabalho foi o tema de mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Belém.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, que atua fortemente para prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho, a SIPAT é uma programação que acontece anualmente com objetivo orientar colaboradores da unidade sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e saúde do funcionário dentro da instituição.

“Essa é uma forma de aproximar os colaboradores e mostrar que as ações realizadas por eles têm grande importância dentro da unidade. Este ano, a SIPAT teve um retorno muito bom, proporcionando diversão e a conscientização de nossos colaboradores”, explica a Gerente de Apoio e Presidente da CIPA, Giovanna Gross.

Durante uma semana de programação, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre equilíbrio mental, alongamentos e apresentações musicais. A colaboradora Júlia Bizigatth, uma das participantes, ressalta a importância dessa programação. “É a primeira vez que participo de uma ação como essa dentro de um ambiente de trabalho. Achei tudo bem dinâmico, com atividades que fizeram com que o colaborador pudesse participar, contribuir e, ao mesmo tempo, colocar em prática as orientações repassadas por meio das atividades lúdicas”.

Prevenção de acidentes de trabalho
Dentro do HPEG, as medidas de prevenção de acidentes são feitas regularmente entre os colaboradores por meios de palestras, cursos e treinamentos. Como explica Rainá Carvalho, enfermeira responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a unidade realiza um trabalho contínuo de prevenção. “Nós mensuramos os acidentes de trabalho por meio dos indicadores. Dentro dos resultados, trabalhamos medidas e orientações”, finaliza.

Sobre o HPEG
O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.