Hospital Galileu realiza palestra sobre direitos dos usuários do sistema de saúde

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) realizou nesta quarta-feira (11), uma palestra sobre direitos e deveres dos usuários do sistema de saúde, seja ele público ou privado. A ação da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Belém (PA), debateu o tema com acompanhantes de usuários internados no hospital, que receberam orientações de assistentes sociais.

Por meio da carta dos direitos dos usuários da Saúde, documento emitido pelo Ministério da Saúde que tem como base 6 princípios de cidadania, a assistente social do HPEG, Maria Cilene, pôde explanar sobre o assunto durante o evento. “É importante orientarmos, tantos os usuários quanto os acompanhantes, a buscarem seus direitos através das legislações específicas. Em muitos casos, eles desconhecem isso dentro das instituições”, explica.

Alvelina Santana, que está acompanhando uma amiga internada no HPEG, foi uma das participantes da palestra e pôde compreender algumas necessidades básicas que unidades de saúde precisam fornecer aos usuários. “Essas orientações foram importantes para entender esses direitos. E aqui no Galileu estou sendo muito bem atendida por todos”, disse.

Direitos dos usuários de saúde

A Carta dos direitos dos Usuários da Saúde reúne princípios que asseguram um atendimento de qualidade aos pacientes, como o direito ao acesso ordenado e organizado aos seus sistemas de saúde, direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema e um atendimento que respeite a sua pessoa e valores, entre outros.

“A socialização destas informações para usuários e acompanhantes fortalecem conceitos de cidadania para que eles tenham, de fato, um atendimento de saúde pleno”, finaliza Maria Cilene. O usuário que se sentir, de alguma forma, desrespeitado, pode fazer uma denúncia através do canal de ouvidoria do SUS – 136.
O material está disponível no link: http://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/carta-dos-direitos-do-usuario

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). Atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia.
O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.