Hospital Galileu faz campanha de combate ao tabagismo

O Dia Nacional do Combate ao fumo, lembrado neste 29 de agosto, foi marcado por ações de conscientização dentro das enfermarias do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Belém (PA). Panfletos com orientações importantes sobre o combate ao fumo foram distribuídos para pacientes e acompanhantes, além do alerta feito pelos colaboradores responsáveis pela ação.

A data foi criada através da Lei Federal nº 7.488, que tem como proposta alertar a população sobre os prejuízos causados pelo uso do tabaco. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, além de ser responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer.

Thiago Horta foi um dos pacientes que recebeu as orientações e conta que já está há três meses sem fumar. “Uma das informações repassadas para a gente foi a de que o hábito de fumar pode dificultar o processo de recuperação. E isso me incentivou mais ainda a continuar assim”, explica.

Para a enfermeira do HPEG, Wanessa Silva, alguns hábitos são importantes e necessários para quem precisa largar o vício. “Quando bater a vontade de fumar, exerça alguma atividade simples que possa ajudar contra a abstinência. Esses picos de vontade costumam durar cinco minutos. Além disso, é importante que a pessoa não pare de fumar em um dia agitado e comece largando o cigarro aos poucos, não ultrapassando o período de uma semana”, explica Wanessa. A profissional ressalta que não se deve esconder de amigos e familiares que esteja largando o cigarro, pedindo que não fumem perto ou dentro de casa.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.