Hospital Galileu promove reeducação física e alimentar para colaboradores

Colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, unidade do Governo do Estado do Pará, estão participando de mais uma ação promovida pelo programa Qualidade de Vida: a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas para garantia de uma vida saudável. A ação tem levado conscientização e diversão por meio de atividades físicas dinâmicas que trabalham, também, o lado emocional do colaborador.

A enfermeira Ediene da Conceição é uma das colaboradoras participantes do programa e acredita que o programa será um estímulo para voltar a praticar exercícios físicos. “Eu pretendo recuperar a rotina de atividades físicas já que estava há muito tempo parada. Estou gostando bastante”, disse.

Em um primeiro momento, os colaboradores passaram por uma avaliação física feita pela equipe nutricional do hospital. Thiago Silva, nutricionista do HPEG, explica a importância desse acompanhamento. “As pessoas que estão com sobrepeso e obesidade precisam ter um equilíbrio na alimentação. Na medida em que esse equilíbrio se restabelece, conseguimos que ela reduza o peso e, consequentemente, diminua suas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia com a dieta aliada à atividade física”, explica.  Além disso, todos os participantes terão o suporte da equipe de nutricionistas do hospital para que o controle dos resultados seja feito da forma correta.

O Programa Qualidade de Vida tem como objetivo pensar na saúde do colaborador e é organizado pelo setor de Recursos Humanos do Hospital Galileu. Para Elainne Estumano, psicóloga do HPEG, as atividades visam proporcionar diversos benefícios. “O nosso objetivo é sempre prover saúde para nossos colaboradores por meio dessas ações. Por isso, pensamos em criar uma frequência dessas atividades dentro do hospital”, explica a psicóloga.

Os exercícios físicos estão acontecendo toda a semana e são ministrados por professores voluntários de educação física que montam uma estrutura para que os colaboradores pratiquem atividades dinâmicas e que misturam treinamento funcional, alongamento e um momento de conversa.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.