A II Semana Multiprofissional do Hospital Público Estadual Galileu ocorrerá no período de 7 a 18/5/18, com atividades divididas em dois momentos: programação científica de 7/5 a 11/5 e programação lúdica de 14/5 a 18/5.
Inscrições
As inscrições das equipes ocorrerão de 9 a 20/4 na sala da Diretoria Assistencial, no horário de 8h às 17h, sendo que as equipes deverão ser formadas por membros do mesmo turno com mínimo de oito (8) pessoas e máximo de dez (10) pessoas, devendo obrigatoriamente um membro ser da equipe multiprofissional (exceto psicologia).
A ficha de inscrição deverá ser entregue na sala da Diretoria Assistencial e deverá ser criado um nome fantasia para a equipe relacionado com o tema da Semana Multiprofissional “Medicação segura: prática de quem cuida com amor”.
Pontuações
As participações nas atividades da programação científica terão uma pontuação específica de: um (1) ponto de participação e cinco (5) pontos por acerto de pergunta ao final de cada mesa redonda, sendo realizado sorteio de representante da equipe para responder a pergunta no final de cada mesa redonda.
As atividades da programação lúdica ocorrerão de 14 a 18/5, em todos os turnos, sendo realizado sorteio de um participante de cada equipe para a realização das provas.
Serão consideradas vencedoras as equipes que contabilizarem ao final de todas as atividades as maiores pontuações.
Diariamente será divulgada a pontuação parcial de cada equipe.
Critérios de desempate:
Maior pontuação na semana científica;
Maior pontuação nas provas práticas;
Maior pontuação nas provas da gincana;
Maior quantidade em Kg de alimentos não perecíveis arrecadados;
A entrega de alimentos arrecadados será do dia 7/5/18 até o dia 17/5/18 às 23:59h
Premiação:
O encerramento e a premiação acontecerão no dia 18/5, a partir das 15h. Serão premiados os três (3) primeiros lugares.
Pontuação por atividade:
Pontuação | |
Programação Científica |
1 pt por participação
5 pts perguntas mesa redonda |
Programação Lúdica | |
Galileu fone | 2 pts |
Perguntados- torta na cara | 5 pts |
Caça-palavras | Até 10 pts |
Jogo dos 7 erros | Até 10 pts |
Cruzadinha | Até 10 pts |
Circuito HPEG de medicação segura | 15pts |
Jogo da forca | 2 pts |
PROVAS PRÁTICAS | |
Jogo dos EPIs | 2 pts |
SWAB das mãos | 5 pts |
Preparo de medicações | 10 pts |
Ética e tratamento | 2 pts |
Técnica de higienização das mãos | 5 pts |
Atividades para as equipes | |
Arrecadação de alimentos | 1 pt por Kg de alimento |
Nome de equipe mais criativo | 5 pts |
Dança (Zumba) | 2 pts |
Regras das atividades da II Semana Multiprofissional
O objetivo do jogo é equipar o Galileuzinho com os EPI´s adequados para o procedimento técnico proposto.
Serão disponibilizados aos participantes do jogo imagens ilustrativas de EPI´s para serem colocadas na imagem do Galileuzinho;
Será sorteado um membro de cada equipe para a atividade;
Será sorteado um procedimento técnico, baseado nas instruções de trabalho da Enfermagem contidas no SA Strategic Adviser;
O membro da equipe terá um (1) minuto para equipar o Galileuzinho com os EPI´s indicados para o procedimento sorteado;
A pontuação será atribuída a equipe caso a mesma conclua a prova no tempo determinado – um (1) minuto – e o Galileuzinho esteja equipado com os EPI’S corretos;
Os EPI’s precisam estar de acordo com as Instruções de Trabalho, Manual de Biossegurança e Precauções Padrão e de Isolamento para o procedimento proposto.
Será sorteado um membro de cada equipe para a atividade;
Serão realizadas perguntas referentes ao Protocolo de Prescrição, Uso e Administração de Medicamento, Código de Ética de Enfermagem e Higienização das Mãos;
Tendo como dica o número de letras e o tema ligado a palavra;
Tempo de cinco (5) minutos para completar a palavra com a resposta certa;
A cada letra errada é desenhada uma parte do corpo do Galileuzinho, e a equipe que “enforcar” o Galileuzinho não pontuará;
Ganhará dois (2) pontos a equipe que completar a palavra com a resposta correta;
A brincadeira será realizada com no mínimo três (3) membros da equipe.
O grupo terá o tempo total de dez (10) minutos para a realização do caça-palavras;
A pontuação será atribuída a partir da subtração do total de tempo da prova pelo tempo utilizado para a realização do caça-palavras. EX: se um grupo terminar em cinco (5) minutos, logo ganhará 5pts. Se um grupo terminar em sete (7) minutos logo ganhará três (3) pontos.
Todos os integrantes da equipe poderão participar.
Realizado in loco.
O grupo terá dez (10) minutos para a realização da cruzadinha.
A pontuação será a subtração do tempo utilizado na prova pelo total de tempo do jogo. EX: se um grupo terminar em cinco (5) minutos, logo ganhará 5pts. Se um grupo terminar em sete (7) minutos logo ganhará três (3) pontos.
Todos os integrantes da equipe poderão participar.
Realizado in loco.
Será sorteado um membro de cada equipe para a atividade;
Quem seguir a técnica correta de higiene das mãos (observação do SCIH) ganhará cinco (5) pontos;
O grupo que obter maior redução de quantidades de colônias ganhará mais cinco (5) pontos.
Serão realizadas quatro ligações para cada equipe;
A ligação será para o ramal do setor de um dos participantes da equipe;
O participante deverá se identificar (nome e equipe);
Será feita uma pergunta sobre o Protocolo Prescrição, Uso e Administração de medicamentos (PS.HPEG.NQSP.007) ou Código de Ética ou Higienização das mãos;
O participante terá um (1) minuto para responder;
Para resposta completa e certa serão atribuídos dois (2) pontos;
Para resposta incorreta e/ou incompleta não ganharão pontos.
O grupo terá dez (10) minutos para a realização do jogo. A pontuação será a subtração do tempo utilizado na prova pelo total de tempo. EX: se um grupo terminar em cinco (5) minutos, logo ganhará 5pts. Se um grupo terminar em sete (7) minutos logo ganhará três (3) pontos.
Todos os integrantes da equipe poderão participar.
Realizado in loco.
Será avaliada uma prescrição médica in loco nas unidades de internação que apresentará sete (7) erros.
Será sorteado um membro de cada equipe para participar do circuito;
Será sorteada a equipe que iniciará a partida;
O representante da equipe sorteada jogará o dado e avançará as casas;
O circuito será composto de perguntas e atividades que cada participante terá de responder e executar de acordo com o comando;
O circuito será formado por dez (10) casas;
Ganhará a equipe que primeiro chegar ao final.
Critérios:
Será realizada prova prática para cada grupo, onde um (1) membro do grupo será avaliado.
A avaliação será baseada em uma prova prática de administração segura de medicamentos, de acordo com o PS.HPEG.NQSP.007 (Segurança na prescrição, uso seguro e administração de medicamentos).
A avaliação ocorrerá da seguinte forma:
– As avaliadoras acompanharão o membro do grupo que poderá ser um técnico de enfermagem ou enfermeiro;
– Será observado todo o passo a passo da administração de medicamentos beira leito;
– O medicamento, horário de administração e o usuário serão escolhidos pelas avaliadoras;
– As avaliadoras estarão em silêncio observando todo o processo, não será permitido que outro membro interrompa o processo;
– As avaliadoras estarão munidas de um check list, o qual conterá o passo a passo da administração de medicamentos e cada item avaliado terá uma pontuação. A pontuação máxima da atividade será de dez (10) pontos;
– Cada equipe terá a oportunidade de ser avaliada duas vezes.
– O check list imediatamente após a avaliação será entregue a comissão avaliadora para a apuração dos pontos.
Serão realizadas dez (10) perguntas com opções de Verdadeiro ou Falso com temas relacionados à recusa de tratamentos e procedimentos;
As equipes terão o tempo de dez (10) minutos para responder todas as questões;
Cada questão marcada corretamente valerá dois (2) pontos;
Para participar da dinâmica será obrigatória a presença de no mínimo três (3) integrantes da equipe.
Regras:
É um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos referentes ao Protocolo de Prescrição, Uso e Administração de Medicamento, Código de Ética de Enfermagem e Higienização das Mãos, a ser disputado por equipes de quatro (4) integrantes, onde a equipe com maior número de respostas corretas vence. A iniciativa busca incentivar a capacitação contínua dos colaboradores, fazendo com que eles testem seus conhecimentos de uma forma divertida e diversa.
É dever dos líderes zelar pelo comportamento esportivo dos integrantes de suas equipes e estar presente dez (10) minutos antes de iniciar a prova, quando ocorrerá o sorteio que irá definir a ordem de participação das equipes.
Se a equipe não estiver preparada no momento em que for chamada perderá um (1) ponto.
Fica proibido aos membros de equipe passar respostas para o integrante que estiver na disputa. Caso isso ocorra, a equipe será penalizada em dois (2) pontos.
No mínimo quatro participantes de cada equipe participarão. Sendo atribuídos um (1) ponto para resposta certa e completa, e zero (0) pontos para resposta errada e/ou incompleta. Nos casos de respostas erradas e/ou incompletas, o participante receberá uma torta na cara. E vencerá a equipe que obtiver mais pontos.
1º- Para iniciar: será dada a ordem de início pelo condutor e o participante que tocar primeiro a campainha responde a pergunta;
2º- Rodar a roleta com os temas referentes as perguntas;
3º- O condutor realizará a pergunta referente ao tema sinalizado na roleta;
4º- O participante deverá responder a pergunta em até 30 segundos;
5º- O participante da vez terá direito a consultar duas vezes os integrantes da sua equipe envolvida no jogo, porém somente o da vez poderá responder. Se a equipe não cumprir esta regra a equipe adversária ganhará o ponto.
6º- Serão realizadas dez (10) perguntas para cada equipe.