Voluntariado contribui com ações de orientação aos usuários e acompanhantes

O Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), continua estimulando grupos de voluntariado a participarem ativamente dentro da unidade, realizando atividades de recreação, educativas, e de orientação para usuários e acompanhantes.

No mês de novembro, alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional DNA, e alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Cosmopolita, foram alguns dos grupos de voluntariado que contribuíram com ações de orientação dentro da unidade. Eles esclareceram usuários e acompanhantes sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos para câncer de próstata.

Atualmente, cerca de 240 voluntários estão inscritos no programa em quatro hospitais da Pró-Saúde no Pará, Hospital Público Estadual Galileu, Oncológico Infantil Octávio Lobo, Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), e Regional do Sudeste do Pará (HRSP). As diretrizes do programa de Voluntariado são baseadas na Lei do Voluntariado, de 18/2/1998, que busca assegurar a valorização e crescimento dos participantes e dos usuários.