Hospital Galileu incentiva reaproveitamento de alimentos

O Brasil é um dos dez países que mais desperdiçam comida no mundo. Parte do que vai para o lixo são talos, cascas, folhas e frutas que, se fossem usados, valeriam pratos nutritivos e saudáveis. Para incentivar o reaproveitamento de alimentos, na próxima segunda-feira, 5/6, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) promoverá uma oficina para acompanhantes da unidade. A iniciativa integra a programação da instituição em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na segunda-feira.

Os pratos que serão preparados durante a oficina fazem parte do livro de receitas elaborado pelo próprio hospital, somente com receitas de reaproveitamento, consideradas saudáveis, baratas e que geram menos resíduos ao meio ambiente.

Durante a programação, o HPEG também orientará os usuários sobre o descarte correto de medicamentos e consumo consciente, incentivando-as a adotar práticas sustentáveis. Haverá, ainda, uma oficina terapêutica de reaproveitamento de papel, tampas de medicamentos e outros materiais.

Sustentabilidade

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HPEG é referência em sustentabilidade. Em maio, a unidade foi certificada com o selo ‘Materiality Disclosures’, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI), tornando-se, assim, o segundo hospital público do País a conquistá-lo. O primeiro foi o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, também administrado pela Pró-Saúde. Até então, em todo o Brasil, somente três hospitais possuíam este selo e, no mundo, apenas 15.

O selo é uma das mais importantes certificações globais que reconhece instituições comprometidas com práticas que minimizem impactos ambientais, econômicos e sociais.

Confira a programação detalhada

5/6 (segunda-feira)

Palestra sobre descarte correto de medicamentos

Hora: 8h30

Local: Ambulatório

Público: usuários

Treinamento sobre a Política de Sustentabilidade

Hora: 10h, 12h, 17h, 21h e 22h

Local: Auditório

Público: colaboradores

Apresentação do Relatório de Emissões de GEE 2016

Hora: 14h

Local: Auditório

Público: gestores

Cozinha experimental – oficina de reaproveitamento de alimentos

Hora: 15h

Local: Refeitório do SND

Público: acompanhantes

6/6 (terça-feira)

Palestra sobre consumo consciente

Hora: 8h30

Local: Ambulatório

Público: usuários

Treinamento sobre a Política de Sustentabilidade

Hora: 10h, 12h, 15h, 17h, 21h e 22h

Local: Auditório

Público: colaboradores

‘Cine Galileu’ – Filme: Os sem florestas

Hora: 15h

Local: Enfermaria

Público: usuários

Oficina terapêutica de reaproveitamento

Hora: 15h

Local: Ambulatório

Público: usuários e acompanhantes