Hospital Galileu inicia I Semana Multiprofissional com foco no cuidado com o paciente

Entre os dias 22 a 26 de maio, o Hospital Público Estadual Galileu, em Belém, vai promover a I Semana Multiprofissional voltada para os colaboradores da unidade, com o tema: “Gestão Integrada: um olhar diferenciado no cuidado com o paciente”. O evento busca promover a valorização dos profissionais da área, discutir avanços científicos e da assistência ao paciente, além de celebrar datas importantes como o Dia do Enfermeiro (12/5), os Dias de Combate à Infecção Hospitalar e do Assistente Social (15/05), e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/05).

Cerca de 100 colaboradores, divididos em dez grupos, que fazem parte da equipe multiprofissional, desde os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e outros, estarão envolvidos nas atividades. Que contará com palestras com os temas: “Higienização das Mãos” e “Informação x imagem: garantir a privacidade é um dever profissional” e também diversas brincadeiras.

Dentro da programação científica, também está previsto a apresentação de alguns trabalhos da área assistencial, que foram expostos no Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QualiHosp 2017, ocorrido em março em São Paulo, no qual o Hospital Galileu esteve presente, com a exposição de 19 trabalhos.

Durante todos os dias haverá a programação de entretenimento, com várias brincadeiras. Entre elas, haverá a gincana de higienização das mãos, que terá o auxílio do simulador de contaminação, composto por um gel fluorescente, uma lanterna ultra violeta e uma câmara escura. Nessa gincana, a equipe que realizar a técnica de higienização das mãos corretamente, ganhará pontos. O nome da brincadeira é “Câmara escura”, e acontecerá nos 24/05 e 25/05.

No último dia 26/05, às 15h, haverá também a disputa da melhor peça teatral. Os temas das peças serão: prevenção de queda; identificação segura do usuário; segurança na comunicação entre profissionais de saúde; cirurgia segura; prevenção LPP; segurança na prescrição; uso seguro e administração de medicamentos; higienização das mãos; TRR; luxo de acidente de trabalho e medidas de precaução.

Outras brincadeiras que acontecerão ao longo de toda a programação, são: cruzadinha; caminho da segurança do paciente, que funciona como um jogo de tabuleiro humano; telefone sem fio; big fone e torta na cara.

Premiação

O anúncio da equipe vencedora acontecerá na sexta-feira, 26/05, às 16h. A premiação para os dez colaboradores será um rodízio de pizza e mais uma folga na escala, durante o período de 16/06 a 15/07.

O Hospital Galileu, que é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atualmente conta com uma equipe de 250 profissionais que atuam diretamente na assistência do paciente, sendo eles: 57 enfermeiros; 164 técnicos de enfermagem; 11 fisioterapeutas; oito farmacêuticos; quatro nutricionistas; duas psicólogas; duas assistentes sociais; duas terapeutas ocupacionais e uma fonoaudióloga.

Confira a programação completa da semana:

22/05

– 7h Brincadeira “Caminho da segurança” e “Torta na cara”

Local: Pracinha HPEG

– 9h Abertura oficial

Local: Recepção HPEG

– Palestra sobre higienização das mãos (40 min) – 10h, 11h, 12h, 16h, 17h, 18h, 20h, 21h.

Local: Auditório HPEG

23/05

– 7h Brincadeira “Caminho da segurança” e “Torta na cara”

Local: Pracinha HPEG

– 9h Brincadeira “Caminho da segurança” e “Telefone sem fio”

Local: Pracinha HPEG

– Apresentação Qualihosp (30 min) – 10h, 11h, 17h, 18h

Local: Auditório HPEG

– 15h Brincadeira “Caminho da segurança” e “Telefone sem fio”

Local: Pracinha HPEG

– Palestra sobre higienização das mãos (40 min) – 20h, 21h

Local: Auditório HPEG

24/05

– 7h Brincadeira “Caminho da segurança”, “Câmara escura” e “Telefone sem fio”

Local: Pracinha HPEG

– 9h Brincadeira “Cruzadinha” e “Câmara escura”

Local: Pracinha HPEG

– Apresentação Qualihosp (30 min) – 10h, 11h, 17h, 18h

Local: Auditório HPEG

– 15h Brincadeira “Cruzadinha” e “Câmara escura”

Local: Pracinha HPEG

– Palestra “Informação x Imagem: garantir a privacidade é um dever profissional”, com Ana Negreiros (40 min) – 20h, 21h

Local: Auditório HPEG

25/05

– 7h Brincadeira “Cruzadinha”, “Telefone sem fio” e “Câmara escura”

Local: Pracinha HPEG

– 9h Brincadeira “Torta na cara”

Local: Pracinha HPEG

– Palestra “Informação x Imagem: garantir a privacidade é um dever profissional”, com Ana Negreiros (40 min) – 10h, 11h, 12h, 16h, 17h, 18h, 20h, 21h.

Local: Auditório HPEG

– 16h Brincadeira “Torta na cara”

Local: Pracinha HPEG

–  17h Aulão de ginástica

Local: Pracinha HPEG

26/05

– 9h Aulão de ginástica

Local: Pracinha HPEG

– Exposição dos trabalhos do QUALIHOSP – 10h às 12h

Local: Corredor principal

– 15h Apresentação de teatros

Local: Pracinha HPEG

– 16h Premiação

Local: Recepção HPEG

– 16h30min Encerramento

Local: Recepção HPEG

OBS: O “Big Fone” ocorrerá em todos os turnos, em horários diversos e sem aviso prévio.