Hospital Galileu promove Natal dos Sonhos

lhos esperançosos, cheios de sonhos e alegria. Foi essa a imagem que os colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, encontraram nesta quarta-feira,14/12, em uma visita realizada no Serviço de Acolhimento Infantil (zero a seis anos), em Ananindeua. A casa abriga cerca de 20 crianças que, atualmente, encontram-se à espera do retorno da convivência familiar ou adoção de uma nova família.

A visita fez parte da campanha “Natal dos Sonhos”, promovida pelo Hospital Galileu. Com o slogan “Vamos plantar a felicidade no coração do próximo e doar presentes neste Natal”, a instituição aguçou o instinto de solidariedade e conseguiu arrecadar brinquedos, roupas, sapatos e material de higiene para todas as crianças. A entrega foi feita por nove colaboradores, entre eles, o diretor Geral da unidade, Saulo Mengarda.

Para o diretor, o ato representou mais do que uma simples doação. “Com certeza, quem ganhou o presente fomos nós e não as crianças. Vir aqui, conhecer um pouco da vida dessas crianças, poder proporcionar alegria para elas, nesse momento em que muitas vezes estão sozinhas, é extremamente gratificante. Um ato de carinho, atenção, já é o bastante para esses pequenos, e poder proporcionar isso é muito bom”, descreve o diretor.

 

Com os olhos lacrimejados, a coordenadora de Contabilidade do HPEG, uma das envolvidas na ação, não conteve a emoção ao descrever o sentimento de proporcionar esse momento especial. “Eu nunca havia participado diretamente de algo assim. É muito bom a gente poder contribuir. Sei que ainda é pouco, mas a partir de agora eu pretendo, como projeto de vida, continuar ajudando, não somente nesse período, mas durante todo o ano”, diz, emocionada.

Segundo a coordenadora do espaço, Adriana Souza, qualquer doação, seja de bens materiais ou uma simples visita, já faz a diferença na vida dessas crianças. “Todas as vezes que vem um grupo de voluntários trazer esse carinho para eles, a casa fica em festa. Nossas crianças são muito frágeis afetivamente, e necessitam muito de carinho, afetividade e atenção”, relata.

No total, 22 crianças foram contempladas, 17 na faixa etária de zero a seis, três na faixa etária de sete a 11 anos e duas, que estão no retorno da convivência familiar.

Programação

Ao longo deste mês, o Hospital Galileu já realizou outras ações no “Natal dos Sonhos”. Além da doação de brinquedos, a instituição também fez a doação de gêneros alimentícios arrecadados entre os colaboradores da unidade, em uma gincana realizada na Semana da Segurança do Paciente. Entre os espaços contemplados, esteve o Abrigo São Vicente de Paula, em Belém, que acolhe cerca de 30 idosas, além de três famílias carentes, moradoras dos bairros do Distrito Industrial, Águas Brancas e Aurá, todos em Ananindeua.

 

Segundo a coordenadora de Humanização, Aline Sampaio, o “Natal dos Sonhos” do HPEG foi pensado com intuito de promover a solidariedade no coração daqueles que trabalham no Hospital Galileu. “Neste ano nós procuramos envolver todo o corpo de colaboradores do hospital, pra que a gente pudesse realizar um Natal de muita solidariedade e amor ao próximo, praticando a humanização, e fazendo com que essa prática sirva de lição de vida, não só no Natal, mas em toda época do ano” diz a coordenadora.

O ‘Natal dos Sonhos’ é uma campanha institucional da entidade beneficente, Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que administra o hospital sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).