A importância da sustentabilidade como ideal também da saúde no Hospital Galileu

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado na última sexta-feira, 5/6, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém, deu início a ações voltadas para a conscientização sobre preservação ambiental, sustentabilidade e coleta de resíduos dentro da Unidade, que pertence ao Governo do Pará é gerenciada pela Pró-Saúde.

Além da entrega de brindes confeccionadas pelos próprios colaboradores e um jogo com perguntas e respostas sobre o tema, uma muda de árvore foi plantada no jardim do hospital por Daniel da Silva, paciente internado há 7 dias e que recebeu alta após se recuperar da Covid-19.

A iniciativa teve como objetivo simbolizar esperança de dias melhores com o florescer representado pelo plantio. “Gostei da iniciativa. É um projeto que vou deixar uma marca registrada minha aqui e mostrar que é importante ter esperança e fé de que irá receber alta também, assim como eu”, disse o estudante, que logo irá rever seus pais e irmãos

Dentro do HPEG, ações, projetos e atitudes pensadas na preservação ecológica são prioridades e garantem o desenvolvimento de uma gestão financeira, social e ambiental. Entre elas, está a redução de materiais impressos e utilização de bolsas retornáveis pelo setor farmacêutico.

A unidade também conta com um sistema de captação de água da chuva para irrigação do jardim, feito a partir de materiais recicláveis. Esses são alguns dos exemplos de projetos executados pelas equipes do hospital em nome da preservação ambiental e utilização consciente de recursos.

“No Dia Mundial do Meio Ambiente, se faz necessário reforçar, junto aos nossos colaboradores, a importância do cuidar, não somente dos nossos usuários, mas também do meio ambiente. Assim, as ações realizadas hoje reforçam a importância do descarte correto dos nossos resíduos e da preservação ambiental”, explica Rebeca Matos, responsável pelo setor de Sustentabilidade do HPEG.

Reconhecimento Sustentável

A prática de medidas e preocupação com o sustentável proporcionou a conquista de uma importante premiação mundial ao Hospital Galileu em 2019: o prêmio “Health Care Climate Challenge”, sendo um dos cinco Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitais – GGHH). O Hospital Galileu foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (Não Energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo. A GGHH realiza anualmente a seleção de hospitais, sistemas e organizações de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente.

“O desenvolvimento da gestão financeira, social e ambiental faz parte dos princípios do HPEG desde o início das suas atividades. O aspecto ambiental é analisado constantemente em todas as ações definidas nos grupos estratégicos, táticos e operacionais do hospital, focando em resultados que agreguem valor aos nossos usuários e que diminuam os impactos na natureza”, ressalta Rodrigo Fauth, diretor Hospitalar .

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.