Hospital Galileu consolida excelência com certificações nacionais e premiação internacional em 2019

DCIM100MEDIADJI_0009.JPG

O ano de 2019 foi um período de importantes conquistas para o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, foi o primeiro Hospital Público da capital a conquistar o Selo ONA 3 – Acreditado com Excelência. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação, uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge”, que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente. A unidade foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH) e foi reconhecida na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Funcionando estrategicamente como uma Unidade Hospitalar do Governo do Estado de retaguarda, que atende baixa e média complexidades no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a conquista de certificações e premiações reafirmam a qualidade dos serviços prestados pela Unidade, que tem 98,89% no índice de satisfação dos pacientes.

125 mil atendimentos

O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos, sendo 7.872 consultas especializadas, 4.274 internações, 54.077 exames, 3.314 cirurgias e 56.288 atendimentos multiprofissionais.  “Os números refletem a dedicação e trabalho realizado na unidade desde 2014. Nossos mais de 500 colaboradores e médicos cuidam, diariamente, de vidas com segurança, qualidade e humanização. Além disso, orgulhamos em falar sobre a nossa preocupação com a comunidade local, apoiando e desenvolvendo projetos e ações que vão além dos muros do hospital”, explica a diretora Hospitalar, Stéphanie Valdivia.

Referência no atendimento em traumas-ortopédicos

Desde a sua inauguração, em 2014, o HPEG tem se tornado referência no atendimento em traumas-ortopédicos, sendo o único hospital público da Região Norte do país que realiza alongamento ósseo, procedimento cirúrgico recomendado para a correção das distorções de tamanhos de pernas e braços, problemas ortopédicos que podem ser motivados por diversos fatores. Apenas em 2019, o HPEG realizou 161 cirurgias de alongamento ósseo, proporcionando melhora na qualidade de vida de vários usuários.

O jovem Eric Matos, de 14 anos, está concluindo seu tratamento de alongamento ósseo pelo HPEG. Ele, que apresenta uma deformidade no joelho esquerdo desde criança, precisou passar pelo tratamento para evitar a diferença entre suas pernas. Após 4 meses de tratamento, ele já consegue encostar o pé esquerdo no chão. E isso é motivo de muita felicidade. “Antes eu não conseguia pisar no chão e hoje já consigo andar normalmente. O tratamento foi muito importante para que isso acontecesse”, disse.

Premiações e Certificações

Além do ONA 3 e do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge, ainda em 2019, o serviço assistencial de qualidade rendeu ao Hospital Estadual Galileu o selo de qualidade oferecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), se tornando o primeiro hospital público a receber a certificação.

Projetos implantados no HPEG

Focado na saúde humanizada, segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados, O HPEG desenvolve projetos e iniciativas que buscam acolher seus usuários com respeito, qualidade e dedicação. Entre algumas das iniciativas estão o Projeto Cine Galileu; Contação de Histórias; Projeto Âncora, Musicoterapia, Gameterapia; Dia do Acompanhante, entre outros. “A humanização é um dos princípios da Pro-Saúde, por isso, é importante a disseminação da cultura que beneficia diretamente o usuário durante seu tempo de internação”, destaca a responsável pelo setor de Humanização do hospital, Lidiana Sousa.

Sobre o HPEG

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensora gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos

-Prêmio Global Desafio do Clima – Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (2019)

-Certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência (2019)

-Certificado pelo Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen (2019)

– Prêmio Holos – Melhores ferramentas implantadas de Gestão de Pessoas (Prêmio Prazer em Trabalhar 2018)

– ONA 2 – Acreditado Pleno (2018)

– Prêmio Amigo do Meio Ambiente (2017)

– Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste (2017) – na categoria Sustentabilidade

– Selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol (2017) – pela publicação do inventário completo de emissão de gases do efeito estufa.

– Certificação Diamante em Fixação Segura de Cateteres do programa Soluções Integradas para Saúde – 3M. (2017)

– Reconhecimento de participação da Campanha Global – Desafio de resíduos (2017)

– Prêmio Prazer em Trabalhar (2017) – 1° lugar na pesquisa Prazer em Trabalhar 2017, sendo considerado o melhor lugar para trabalhar no Estado do Pará

– Selo “Materiality Disclosures” da Global Reporting Initiative (GRI) (2017) – pela publicação do relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2016.

– Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) (2016)

– ONA 1 – Acreditado (2016)

– Selo Green Kitchen (2016)

– Certificado Hospitais Saudáveis (2016) – referente aos resultados obtido em 2015

– Prêmio Ser Humano – modalidade Responsabilidade Social – organizacional “Projeto Visita Virtual” (2016)

– Prêmio Ser Humano – modalidade Gestão de Pessoas “Projeto Pesquisa de Clima Organizacional” (2016)

– Certificação Diamante em Prevenção de Lesões de Pele do programa Soluções Integradas para Saúde – 3M (2015)