Hospital Galileu leva mensagens de esperança e fé aos pacientes

Seja forte e corajoso. Esta foi a mensagem recebida por Domingos Gonçalves, de 62 anos, durante a entrega dos “Potinhos da Gratidão”, no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém.

A inciativa do setor assistencial em conjunto com a Humanização da unidade foi realizada na última terça-feira (24), véspera de Natal. A ação contou com a entrega de potes decorados com fitas e arranjos natalinos, contendo mensagens otimistas de superação e fé, escritas pelos colaboradores da unidade para os pacientes.

Seu Domingos, que está internado na UTI do HPEG após apresentar um problema renal, se emocionou com a homenagem. Para ele, essa é mais uma demonstração de atenção e preocupação do hospital, que é gerenciado pela Pró-Saúde, com seus pacientes. “A mensagem que tirei veio no momento certo. Seja forte e corajoso, como estou me sentindo agora. Me recuperando a cada dia que passa”, conta. Além da UTI, os potes foram distribuídos entre todas as enfermarias e ambulatório do hospital.

De acordo com Lorena Portal, Gerente de Enfermagem do HPEG, a atividade foi realizada para proporcionar um momento de conforto aos pacientes. “O Potinho da Gratidão foi uma ação imaginada com muito carinho. Esperamos levar conforto em um difícil momento da vida, onde alguns estão afastados de suas atividades diárias ou que ainda terão um longo período de recuperação. Assim, sempre que se sentirem tristes ou desanimados, poderão buscar forças nas frases de incentivo, refletir e agradecer pelo dom da vida e por tudo de bom que os cerca”, explica.

Além desta ação, o Hospital Galileu oferecerá um culto ecumênico para seus pacientes, acompanhantes e colaboradores, nesta segunda-feira (30), para celebrar o Ano Novo.

Sobre o HPEG
O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensora gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.