Hospital Galileu começará 2020 com novos agentes de prevenção de acidentes

O Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), certificou novos 16 colaboradores como membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Esses agentes terão como responsabilidade auxiliar na prevenção de doenças e acidentes no trabalho e, assim, garantir a integridade física de todos os profissionais da unidade.

Para serem certificados, os colaboradores passaram por um treinamento teórico e prático com carga de 20 horas. O curso ainda apresentou orientações sobre a legislação que rege a comissão, o papel da CIPA e de seus membros, além de noções de primeiros socorros.

O Galileu é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 2014. É um hospital de retaguarda, que atende média e alta complexidade, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia.

A enfermeira e presidente da CIPA, Rainá Carvalho, explica que a capacitação de colaboradores e a formação de uma comissão é fundamental dentro de qualquer instituição. “Participar da CIPA é uma grande responsabilidade. Com uma equipe multidisciplinar teremos mais efetividade no em ações educativas com intuito de agir preventivamente na solução de desafios na área da segurança e saúde no trabalho”, explica.

A profissional ainda ressalta que a comissão é regulamentada pela legislação brasileira através da CLT e pela NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela tem papel fundamental nos programas de saúde e segurança do trabalho e realiza, anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

Para a colaboradora Aldenora Cristina, eleita vice-presidente da Comissão, a capacitação realizada, na última sexta-feira, 30/12, foi essencial para entender o funcionamento da CIPA e como irá auxiliar em casos de acidentes. “Foi muito importante passar pelo treinamento e com ele tive o esclarecimento do quanto a comissão deve ser atuante dentro da unidade. Hoje, eu já enxergo com outros olhos o que pode causa um acidente de trabalho”, esclarece.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.