Hospital Galileu leva oficina sustentável para Escola Pública em Belém (PA)

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ariri, em Belém (PA), tiveram uma visita especial no dia 28 de junho. Por meio do setor de sustentabilidade do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), colaboradores puderam levar à escola uma mini oficina de lixeiras que são feitas de uma maneira totalmente sustentável – reaproveitando potes que armazenam. Além de um momento de pintura entre os alunos, deixando a criatividade vir à tona.

Para o coordenador do setor de sustentabilidade do Hospital, Joabe Lopes, a ação faz parte do comitê relacionado à área. “Levando em consideração o social, que também representa o tripé sustentável, pensamos em levar essas dinâmicas para fora do hospital, fazendo com que a comunidade também faça parte dos projetos organizados aqui dentro”, explica.

Lívia, mãe de uma aluna da escola, acompanhou a participação da filha durante a pintura. “Achei a oficina muito boa. Estou, inclusive, pensando em fazer a lixeira na minha casa já que os materiais utilizados são fáceis de encontrar e costumamos usá-los em nosso dia a dia”.

Além da conscientização ambiental, o Hospital Galileu, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, proporcionou aos alunos e seus familiares uma palestra sobre a importância da lavagem das mãos na prevenção de doenças, ministrada pelo enfermeiro Gabriel Diniz. “É importante levar a orientação não só para crianças, mas também para os adultos. Sabemos que é mais fácil prevenir a doença do que tratar, por isso, devemos tomar medidas simples como a lavagem das mãos antes de tocar em alimentos e após ida ao banheiro. São essas pequenas medidas que poderão prevenir uma série de doenças como Hepatite A e a transmissão do vírus da gripe, por exemplo”, explica Gabriel.

Após o final do evento, a coordenação pedagógica do colégio demonstrou toda sua gratidão com os colaboradores participantes. “Para nós, é de extrema importância a parceria entre o hospital e a nossa escola pois precisamos aumentar a visão dos alunos em relação a prevenção de doenças. Para isso, os profissionais de saúde são fundamentais e o Hospital Galileu sempre nos oferece a oportunidade”, disse Roseane do Socorro, diretora do Colégio Ariri.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e Cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.