Hospital Galileu está com inscrições abertas para Programa de Voluntariado

Nesta segunda-feira, 1/4, teve início o período de inscrições de voluntários interessados em realizar atividades, visitas e ações de bem-estar para os pacientes internados na Unidade Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. As inscrições acontecem até o dia 12/4, de 9h às 16h, no setor de Humanização da Unidade, localizada na Rodovia Mário Covas, nº 2553.

Os pré-requisitos para quem tiver vontade de se tornar um voluntário do Hospital são: ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. Os voluntários podem atuar nas mais diversas áreas, incluindo: palhaçaria, artesanato, musicoterapia e cuidados com a beleza.

A responsável pelo setor de Humanização do Hospital Galileu, Lidiana Sousa, explica a importância do trabalho voluntariado para os pacientes internados. “Quando o voluntário vem ao Hospital e se doa, isso impacta até na maneira como o paciente aceita o tratamento, traz um grande benefício para eles, que às vezes já estão no ambiente hospitalar há muito tempo. Faz um bem espiritual muito grande”, explica.

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado do Hospital Galileu segue as orientações previstas no Manual de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, instituição que administra o Hospital sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O manual busca normatizar a atividade solidária nas unidades em que a Pró-Saúde atua para proporcionar valorização e crescimento. Todos os voluntários recebem um certificado de participação.